AS 10 MAIORES frustrações das noivas com fotógrafos de casamento.

1372
9min de leitura

AS 10 MAIORES

frustrações das noivas com fotógrafos de casamento.

Neste ano completo 20 anos de profissão. Cresci com meu pai em uma loja de fotografia que existe até hoje na cidade de Pará de Minas/MG. Há 11 anos tenho minha loja no Edifício Faria Mendes nesta mesma cidade. Apesar da pouca idade (tenho hoje 39 anos), comecei a trilhar o meu caminho fotográfico muito cedo e com um contexto de mercado completamente diferente. Quando comecei, as fotografias já eram vistas como lembranças únicas, porém, sem o glamour e o prestígio dos trabalhos modernos. O tempo passou e a revolução digital atingiu os equipamentos e os fotógrafos. Ao longo da minha carreira, fotografei mais de 500 eventos, participo há 10 anos do Wedding Brasil, o maior congresso de fotografia de casamento da América Latina, inclusive, dentro dele, já fui premiado em um concurso nacional com a melhor fotografia (Promoção dos irmãos Vanassi). Em 2018 ganhei o Prêmio melhores do ano de 2018. Hoje já fotografei noivos nas mais diversas regiões do Brasil, como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Macéio, e também fora do país, como Uruguai. Também participei do Conlafoto, um congresso de fotografia na Bolívia. Além desta bagagem na minha carreira, por causa dela, já pude ser manchete em grandes meios de comunicação, como o portal G1, da Rede Globo, tenho minha própria coluna no jornal Diário, de Pará de Minas, um perfil no Instagram com mais de 35 mil seguidores, um canal no YouTube, e minha própria assessoria de imprensa, responsável pela divulgação da minha imagem e do seu trabalho. Neste tempo, tive acesso ao feedback de milhares de noivas de diferentes regiões, classes sociais e religiões. Analisando os depoimentos delas, percebi algumas similaridades nas histórias e problemas que relatavam, revelando frustrações que se repetem de maneira sistêmica em eventos de todos os tipos. Determinado a demonstrar para você quais são esses percalços e buscando minimizar o eventual efeito deles no seu casamento, elaborei esse conteúdo. Espero ajudar na escolha do profissional, que supere suas expectativas, criando uma lembrança mágica e criativa do seu grande dia.

FRUSTRAÇÃO Nº 1 | Basear as suas expectativas no trabalho de outro profissional é a frustração número um das noivas insatisfeitas. Nenhum artista realizará obra igual ao outro. Dois fotógrafos podem até seguir a mesma escola/estilo, porém o olhar de cada um depende das experiências pessoais e vivências individuais. Desejar um trabalho e contratar outro é a receita para fracassar miseravelmente na confecção da maior lembrança do seu casamento. Batalhe para contratar o profissional dos seus sonhos, mesmo que o orçamento inicial não alcance ou a data não esteja disponível. Negocie. DICA: Caso o problema seja orçamento, ajuste-o, abrindo mão de algum item menos relevante ou, ainda, busque um parcelamento diferenciado com o profissional. FOTÓGRAFO: Na maior parte das vezes uma conversa franca com a noiva pode resolver esse problema. Nunca feche um trabalho que não é pra você. "Sempre sonhei em contratar o fotógrafo X, mas acabei contratando o Y. Até gostei das fotos, porém...

 FRUSTRAÇÃO Nº 2 | O boicote artístico é uma das principais angústias da maior parte dos fotógrafos. Quando você não permite que o profissional trabalhe dentro do seu próprio estilo, a liberdade criativa vai embora. Expressões artísticas exigem liberdade para que culminem no desenvolvimento de obras únicas e de valor inestimável. Muitos fotógrafos referenciam-se em artistas de áreas completamente diferentes, como moda, retrato e até pintura. DICA: Tem alguma ideia? Exponha para o fotógrafo, porém, não faça alusão a outro profissional, nem peça pra copiar alguma foto. Além de deselegante, isso gera insegurança para os dois lados. A melhor maneira de solicitar uma foto em específico é sugerir e solicitar para que o fotógrafo faça uma releitura com o seu ponto de vista. FOTÓGRAFO: Esteja aberto e sempre pergunte se a noiva possui algum sonho relacionado às fotos do casamento. Entenda que a experiência de casar é nova para a sua cliente, ela está insegura e isso não é relacionado com você, afinal ela te escolheu. "Não sei o que aconteceu, as fotos dele são lindas mas, mesmo com as dezenas de fotos que eu enviei como referência, as minhas não ficaram legais. "

FRUSTRAÇÃO Nº 3 | Conhecer intimamente o fotógrafo é essencial para criar a conexão necessária entre vocês. Lembre que as imagens irão expressar a realidade sobre os fatos e que, se você não estiver plenamente à vontade com quem clicou, a decepção está garantida. Acompanhar as redes sociais do fotógrafo (em especial o Instagram Stories caso não me conheça tem muita coisa massa lá: @israellemosfotografia. Segue aí!) pode ser uma boa pedida para conhecê-lo. Nosso comportamento na internet é revelador e diz muito sobre nossa personalidade e como podemos agir durante o casamento. DICA: Converse bem com o candidato a fotógrafo, para saber se, além de fazer boas fotos, ele também é uma pessoa agradável e compartilha das suas crenças. Uma reunião informal em um barzinho ou restaurante pode ser reveladora. FOTÓGRAFO: Entenda que a noiva não vai até você para conhecer suas fotos (ela já viu todas na internet), na realidade, ela quer é conhecer você. Seja sempre verdadeiro e cordial e permita que as pessoas te conheçam. "Sei lá, o fotógrafo me pareceu meio chato/arrogante. Não me senti bem com ele."

FRUSTRAÇÃO Nº 4 | Muitas noivas optam por clicar/cumprimentar todos os convidados presentes no dia do evento, isso pode demandar horas e drenar uma quantidade absurda da sua energia. Lembre-se que as fotos são a parte mais rápida do processo e você ocupará a maior parte deste tempo cumprimentando as pessoas e não fotografando. Vale lembrar que esse momento é único para a sua família e que uma boa conversa com eles pode ser interessante para verificar qual a real necessidade desse tipo de fotografia. DICA: Se você não deseja fotografar com todos os convidados, abra a pista o quanto antes e combine com o fotógrafo para realizar as fotos durante este período, de forma despojada. Sabe aquelas fotos que você vê em sites de balada? Mais ou menos isso. Não esqueça de, pelo menos, posar para fotos formais com a sua família. FOTÓGRAFO: Você tem a obrigação de informar a noiva que esse momento vai ser demorado e oferecer opções, você também é responsável pelo sucesso da festa. "Passei a minha festa toda posando pra fotos com os convidados"

FRUSTRAÇÃO Nº 5 | Em contraste com a frustração anterior, não clicar os convidados e (em especial) a família e amigos, pode gerar um grande arrependimento. Além disso, alguns convidados podem sair falando: "Imagina que a noiva não veio até nós para fazer uma fotinha." Caso a impressão causada junto aos convidados seja muito importante para você, esse ponto deve ser levado seriamente em consideração. Tenha em mente que as fotos com os familiares (especialmente os mais velhos) terão valor inestimável quando um deles vier a faltar. Outro detalhe relevante é que o casamento, por mais badalado que seja, ainda é uma festa “tradicional”. DICA: Converse com o seu fotógrafo previamente e elabore uma lista/checklist com as pessoas que não podem faltar nas fotos.

FRUSTRAÇÃO Nº 6 | A não ser que você seja modelo, não faz parte do seu cotidiano ser fotografada. A melhor maneira de se acostumar com essa nova demanda é participando de uma sessão prévia de fotos. Esse é um momento fantástico para a realização de um ensaio, afinal, quando você vai tirar o tempo para um compromisso desses novamente? Você já tem fotos legais com o seu noivo? Aproveite a oportunidade de registrar a beleza da juventude. Sua família agradecerá no futuro e, de quebra, você ainda pode decorar a sua recepção com as imagens. DICA: Cogite a possibilidade de contratar uma sessão "pré-casamento". Além de ser uma oportunidade incrível de você entender o estilo fotográfico do profissional, você ainda o conhece melhor como pessoa. FOTÓGRAFO: Você tem a obrigação de oferecer o ensaio fotográfico (mais de uma vez) para o casal! Você sabe que essa lembrança fará muita diferença na vida deles no futuro, além de facilitar as coisas no dia do casamento. "Me achei meio travada nas fotos no dia do evento" .

FRUSTRAÇÃO Nº 7 | Turnos de trabalho exagerados reduzem o chamado período de "processo criativo". Ninguém é capaz de permanecer dentro dele por longos espaços de tempo. Exigir que seu fotógrafo acompanhe integralmente momentos menos impactantes do dia pode custar caro para o desempenho no evento. Lembre que arte exige descanso e inspiração. Em países desenvolvidos, muitos fotógrafos trabalham por hora e tem limites de tempo bem mais curtos que os nossos. Você prefere ter um zumbi acompanhando o seu café da manhã ou um verdadeiro artista clicando seu religioso e os bons momentos com a família? DICA: Estipule um horário coerente de trabalho juntamente com o seu fotógrafo, que inclua períodos de descanso e alimentação. FOTÓGRAFO: Seja claro com relação ao seu modo de trabalhar, lembre que nem todas as pessoas conseguem o mesmo desempenho. Conheça a você mesmo e não tenha vergonha de combinar horários e limites com o casal. "Depois das 2h da manhã, eu não vi mais os fotógrafos!"

FRUSTRAÇÃO Nº 8 | Não estabelecer claramente, em contrato, quem são as pessoas que realizarão a cobertura do seu evento é um erro fatal, especialmente para quem contrata grandes empresas do setor. Lembre se que o combinado não sai caro, logo, esclareça a situação logo na primeira reunião. Também vale lembrar que algum imprevisto (acidente ou coisa do gênero) pode acontecer com o fotógrafo. Sempre é válido tomar conhecimento de como o profissional lidará com essa situação. Quem o substituiria nesse caso? Que garantias você tem? DICA: Solicite o contrato previamente e exija cláusulas que contemplem ambas as situações. Por mais que você seja amiga do fotógrafo, procure deixar tudo devidamente previsto no contrato. Assim todos ficam mais tranquilos e seguros.

FRUSTRAÇÃO Nº 9 | O processo pós-evento (edição e tratamento das imagens) pode levar, dependendo do estilo do profissional, até 50 horas de trabalho ininterruptas. Entenda que o fotógrafo precisa realizar muitos processo e seguir com as atividades normais do seu negócio, porém, existe um limite para a sua espera e é justo que isso seja definido previamente. Mantenha contato com o seu fotógrafo e não o deixe “desaparecer ” depois do evento, afinal, quem não é visto não é lembrado. Caso você peça um retorno sobre as fotos, o fotógrafo obrigatoriamente precisará lhe informar um prazo. DICA: Defina em contrato os prazos máximos admitidos. Segundo minha experiência, períodos de até 60 dias são comuns. Flexibilize se for necessário, porém exija feedback constante. FOTÓGRAFO: Mantenha o seu fluxo de trabalho em dia e a sua cliente informada sobre os prazos. Caso você precise atrasar a entrega, não custa fazer uma ligação para avisar. "Casei há mais de 3 meses e ainda não vi as fotos!"

FRUSTRAÇÃO Nº 10 | É comum a noiva relacionar a tensão que envolve o período que precede o casamento, aos profissionais que tem contato mais direto com ela. Tente se imaginar 60 minutos antes do seu casamento, com alguém lhe apontando uma câmera o tempo todo. Entenda que, normalmente, os momentos de maior tensão ocorrem em função de atrasos (por parte de fornecedores e convidados) e que, ao aglomerar pessoas (madrinhas se arrumando com a noiva, por exemplo) a tensão será compartilhada por todos no ambiente. DICA: Reflita para entender se você prefere estar sozinha ou acompanhada e qual o horário limite para estar pronta. Essa é uma decisão única e exclusivamente sua e vai impactar diretamente na sua percepção futura desta etapa do casamento. FOTÓGRAFO: Evite conversas desnecessárias, especialmente com o pessoal do vídeo e não traga (de forma nenhuma) problemas para a noiva. Lembre que você também é responsável por um evento tranquilo. "A equipe de fotografia me deixou tensa durante o make-up"

Espero, de coração, ter diminuído sua possibilidade de passar por essas frustrações, bem como ter ajudado fotógrafos e casais a orquestrar um evento agradável e divertido. Esse é um dia incrível e pequenos percalços, como os citados nesse conteúdo, não podem atrapalhar. Agora só falta casar? Então bora marcar a data! =D Pense que um casamento de sucesso precisa ser vivido intensamente, tanto pelos noivos, quanto pelos fornecedores. E esperamos que esse material tenha servido de inspiração e que você não deixe de acompanhar o nosso site www.israellemos.com =]


13 Nov 2023

AS 10 MAIORES frustrações das noivas com fotógrafos de casamento.

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL