11 Perguntas fundamentais que devem fazer ao fotógrafo

852
5min de leitura

11 Perguntas fundamentais que devem fazer ao fotógrafo

Chegou a hora de escolher o profissional que se encarregará da lembrança mais especial desse dia tão único: as fotos. Para selecionar o mais adequado, essas são as perguntas que não podem faltar, e que tornarão a sua decisão mais fácil.

Sem dúvida, achar um bom profissional para fazer as fotos e filmagem do dia mais especial é fundamental, e sempre será um investimento muito bem gasto. Depois de investirem uma grande quantia em dinheiro para fazer a recepção dos sonhos, não podem permitir que as fotos da decoração de casamento sejam de má qualidade. Um profissional experiente irá garantir que todos os pequenos detalhes sejam captados, permitindo que, além do vestido de noiva, pequenos pormenores não fiquem fora do álbum.

Um especialista na área saberá a importância de apanhar as cenas marcantes, como também dar um efeito especial aos espaços secundários como o canto das lembrancinhas de casamento ou a mesa do livro de assinaturas. Para facilitar a escolha anote as perguntas básicas que devem fazer antes de contratar o profissional.

1. Tem experiência na área de casamentos?

Fundamental saberem se já fotografou outras cerimônias, para terem uma noção se é o que procuram. Se a área dele for de eventos esportivos, por exemplo, ele pode não saber quais fotos os noivos sempre fazem questão. O making of, a preparação do penteado com tranças do casamento, os olhares apaixonados que trocam durante os votos, o close no maravilhoso sapato branco de noiva antes de colocá-lo, além da preparação do noivo, que também deseja poder rever esse momento.

2. Posso conhecer seu portfólio?

Uma coisa será ele afirmar que tem experiência nesse segmento, outra é demonstrar o trabalho através das fotos. Checar outras experiências que ele e sua equipe tiveram será fundamental para conhecer o seu trabalho mais profundamente. É isso que dará a segurança necessária antes de assinarem o contrato e confiarem essa tarefa em suas mãos.

3. Faz mais de um evento por dia?

O que interessa a vocês é saber se ele estará realmente com vocês todo o tempo que seja necessário para não correrem o risco dele sair no meio do evento. Depois de tantas contas para encaixar um caríssimo bolo decorado de casamento no orçamento, não vão querer correr o risco do substituto esquecer de fotografar o momento de cortá-lo.

4. Trabalha sozinho ou em equipe?

Em eventos maiores, com grande número de convidados, é fundamental que o profissional tenha um ou dois assistentes para conseguir cobrir todo a festa. Essencial para captar a decoração de igreja do casamento, a chegada dos padrinhos e familiares, além da entrada triunfal da noiva. A recepção também requer dois ou três profissionais para garantir que todos os momentos serão registrados, e não esquecer de ningumém da família.

5. Tem alguém para te substituir caso algo ocorra?

Imprevistos podem acontecer, já que existem situações que fogem do nosso controle. Justamente por isso é essencial que, caso algo ocorra, o profissional possa ter uma pessoa adequada para assumir no seu lugar, com o mesmo profissionalismo e seriedade com que ele faria o trabalho.

6. A sua equipe realiza ensaios pré e pós-casamento?

Pode acontecer de um profissional cujo portifólio de cerimônias e recepções seja impecável não tenha muita experiência com os ensaios românticos do casal realizados antes e depois do "sim". São momentos mais descontraídos, onde os noivos precisam de alguém para direcioná-los. Por isso, se desejam que essas sessões fotográficas sejam feitas pela mesma equipe que estará com vocês no dia C, não se esqueçam dessa pergunta. Essa foto abaixo foi quando finalizamos todo o ensaio chamei o casal Weslei e Letícia e toparam na hora...

7. Pode ir para outra cidade?

Se a ideia é fazer a cerimônia em outra cidade, devem saber quanto o profissional cobra para a viagem. Isso supõe um gasto extra, dependendo da cidade que estão programando. E mais, se não terão outra alternativa para achar um profissional na cidade escolhida, por tempo ou outras razões, com certeza valerá a pena contratar um fotógrafo que possa viajar.  Nós ja viajamos uma boa parte do brasil e do exterior contando histórias de casamento =]

8. E quanto ao tratamento das fotos?

Todas as fotos teriam que ser tratadas, porém muitos fotógrafos não têm esse cuidado. Verifiquem como irão receber todo o material, e novamente salientamos que tudo o que for combinado esteja exposto no contrato, por escrito.

9. O que poderá ou não, fazer com as fotos no futuro?

Conversem sobre esse ponto, para saber se podem ou não publicar as fotos em blogs, sites, para que não tenham problemas no futuro por conta dos direitos autorais do fotógrafo e a autorização ao direito de imagem por parte do casal.

10. Como fazemos o pagamento?

É essencial saber se, ao fazer uma reserva, é necessário pagar um sinal, outra parte dentro de um tempo e o restante antes do casamento ou se o pagamento tem que ser a vista.  Por isso, a importância de procurar pelo profissional com antecedência é tão necessária. Só paguem o sinal mediante assinatura do contrato e que esteja especificado tudo o que conversaram. Lembrem-se de confirmar o período que ele irá trabalhar e se ele ficará no evento até tocar a última música da festa do casamento.

11. Quando receberemos as fotos? 

Em muitos casos as entregas são um problema, mesmo hoje em dia quando não é necessário esperar tanto devido à tecnologia que facilita o processo. Ao contratar, perguntem o prazo, e que esse ítem esteja no contrato do serviço.

Um dia tão especial merece que os melhores momentos sejam reproduzidos no futuro com um filme onde, ao fundo, se escute as músicas românticas do casamento que foram tão simbólicas para o casal, e relembrado com fotos de excelente qualidade, para que as imagens cheguem intactas até as bodas de ouro. Portanto, assim que começarem a distribuir os convites de casamento já busquem por um bom profissional e garantam que o registro do seu dia mágico seja impecável.E BORA LA....

24 Out 2019

11 Perguntas fundamentais que devem fazer ao fotógrafo

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

casamento em para de minas casamento Para de Minas decoração para de minas fotografo para de minas musicas para de minas vestido de noiva para de minas